Notícias

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Transportes

Pesquisa levantará perfil e destino dos usuários

A partir desta segunda-feira (1º), 20 mil domicílios do DF e Entorno serão visitados por pesquisadores contratados para a auxiliar na elaboração do Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal e Entorno (PDTU). O objetivo da pesquisa é conhecer a as condições gerais de deslocamento da população nas áreas urbanas, identificar demandas e carências. Até 30 de novembro serão realizados dois tipos de pesquisa: origem/destino e cordon line. A determinação foi publicada no Diário Oficial de hoje por meio da Portaria nº 47.

Segundo o secretário de Transportes, Alberto Fraga, o conhecimento do perfil e a rotina dos usuários é indispensável para o planejamento do sistema de transporte. “Esta pesquisa tem o intuito de subsidiar os estudos técnicos que visam melhorar o atendimento aos usuários do transporte coletivo no DF. É uma das ações do Brasília Integrada e irá possibilitar a busca de novos padrões de excelência para o setor”, diz Fraga.

Além das 27 Regiões Administrativas do DF, oito municípios do Entorno farão parte da pesquisa. São eles: Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Luziânia, Águas Lindas, Formosa, Planaltina de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental. Os pesquisadores estarão identificados com crachá e colete desenvolvidos e registrados pela Secretaria de Transportes.

A secretaria determinou às empresas e cooperativas do Serviço Convencional e o Metrô/DF que assegurem aos pesquisadores, devidamente identificados, o livre acesso aos veículos, bem como às estações e trens do metrô durante o período das pesquisas. A população será orientada a colaborar com a pesquisa por meio de ações de publicidade. Todos os dados coletados serão mantidos em sigilo.
Fonte: Portal GDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário