Notícias

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Expansão da UnB

Diretoria de Ceilândia toma posse

O campus da Universidade de Brasília (UnB) em Ceilândia, a 26 quilômetros de Brasília, já tem sua administração definida (veja lateral). As professoras da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da UnB Diana Lúcia Moura Pinho e Ana Carolina Acevedo Poppe tomaram posse na manhã de quarta-feira, 2 de julho, no auditório da Reitoria da universidade. Elas ocuparão os cargos de diretora e vice-diretora da unidade, respectivamente, até 2010.

As aulas no campus de Ceilândia começarão no dia 25 de agosto. Provisoriamente, as atividades serão realizadas no Centro de Ensino Médio 4 da cidade. A previsão é que as instalações da nova unidade fiquem prontas em 2009. Ao todo, são 240 vagas distribuídas em cinco novos cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão em Saúde e Terapia Ocupacional.

QUALIDADE - Segundo Diana, já foram realizados os concursos para admissão de professores e, ainda em julho, será efetuada a contratação de 30 deles para viabilizar o início das aulas. A previsão é de que, até 2010, esse número salte para 140.

Para ela, é um grande desafio implantar essas graduações. “Queremos que elas tenham a mesma qualidade que as daqui e até mesmo que avancem nesse sentido, pois estão sendo desenvolvidas com base nas diretrizes curriculares nacionais”, explica a nova diretora.

Presente à cerimônia, o reitor pro tempore da UnB, Roberto Aguiar, considera que a expansão da UnB terá o papel de integrar as cidades do Distrito Federal. “É uma sociedade que ainda tem muita pobreza, mas conta apenas com faculdades particulares. Além disso, o fato de começarmos com a área de Ciências da Vida indica o trabalho com uma dimensão mais social”, ressalta o reitor.

FORMAÇÃO HUMANÍSTICA - De acordo com Ana Carolina, nesse mesmo sentido, a estruturação dos cursos busca oferecer uma formação não apenas profissional, mas também humanística. “Estamos abrindo um novo pólo de desenvolvimento científico e tecnológico para a população do DF. É um desafio que será superado com o nosso trabalho conjunto”, diz a vice-diretora, que também coordenará os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na unidade.

Coordenadora dos cursos de Farmácia e Enfermagem, a professora Dâmaris Silveira observa que o projeto de todos os cursos visa garantir a interação entre a sociedade e o tripé ensino, pesquisa e extensão. “No curso de Farmácia, além de ser técnico, o profissional terá uma visão voltada para a sociedade”, exemplifica Dâmaris.

O coordenador do curso de Gestão em Saúde, Oviromar Flores, por sua vez, afirma que será dada uma atenção especial ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as graduações. “De forma geral, priorizaremos a formação crítica e o compromisso ético com a saúde”, diz o coordenador.

DESLOCAMENTO - Gerente do Projeto de Expansão da UnB no Governo do Distrito Federal, Ilton Ferreira Mendes lembra que os cursos foram definidos a partir da vocação econômica da região. “A universidade será um agente de transformação na cidade. Quem ganha é toda a população do Distrito Federal”, avalia Mendes.

Já o administrador de Ceilândia, Adauri da Silva Gomes, destaca que a universidade ficará mais acessível para a comunidade. “Esse era um grande anseio nosso. Muitos moradores já estudam na UnB, mas encontram dificuldade por conta do deslocamento”, aponta o administrador.

Fonte: UnB Agência / Fotos: Rodrigo Dalcin/UnB Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário