Notícias

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Novo cemitério

Para resolver o problema da falta de túmulos no Distrito Federal, o governo quer construir um cemitério em Ceilândia.

Hoje o Distrito Federal tem seis cemitérios. Em alguns anos eles não serão suficientes. A área onde o governo quer construir o próximo fica ao lado do Setor de Indústria da Ceilândia, às margens da BR-070. O terreno tem 30 hectares.

O Instituto Brasília Ambiental, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, já analisou o estudo de impacto ambiental feito pela Terracap. O superintendente do instituto explica que algumas exigências precisam ser atendidas. Só depois será possível liberar uma licença prévia para a execução do projeto.

“A primeira exigência é melhorar o relatório de impacto ao meio ambiente. Colocá-lo numa linguagem mais acessível para que a população entenda o estudo. A segunda é encontrar uma alternativa de locação e a terceira, acompanhar os possíveis danos ambientais, como o risco de contaminação do lençol freático”, explica Eduardo Freire.

Uma outra exigência do Instituto Brasília Ambiental para que o cemitério seja instalado é uma consulta prévia aos vizinhos da área. “O que nós estamos esperando é um terminal de ônibus. Terminal de ônibus e posto policial. É o que precisamos de verdade, além de bombeiro. O local é muito carente desse tipo de trabalho”, afirma a dona-de-casa Erismar Pereira.

“Acho que vai ficar muito perto das famílias. Creio que esta área não é uma área ideal para cemitério”, opina a dona-de-casa Maria Bezerra.

Ainda assim, tem morador que considera que a Ceilândia, como maior cidade do DF, precisa ter cemitério próprio. “Eu acho que precisa, sim. O mais próximo daqui ainda fica muito longe. Se construírem num setor aqui por perto, vai ficar bem melhor”, acrescenta o gesseiro Edmilson Santana.

A diretora da Terracap, Ivelise Longhi, informou que já fez um novo estudo de impacto ambiental e enviou ao Instituto Brasília Ambiental para avaliação.

Fonte: DFTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário