Notícias

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Novos postos comunitários de segurança

Os moradores e comerciantes de Ceilândia receberam nesta quinta-feira (28) mais dois Postos Comunitários de Segurança. Um fica na EQNN 3/5, em Ceilândia Norte, próximo à Escola Classe 26, e o outro posto, duplo, foi instalado na QNP 28 para atender a comunidade do Setor P Sul. A cidade mais populosa do DF agora conta com três unidades policiais, que trabalharão para reduzir os índices de violência por meio de uma maior interação com a comunidade.

“Os postos devem criar uma integração entre o policial e a população Com isso, conseguiremos diminuir a criminalidade”, disse o governador José Roberto Arruda durante as inaugurações. Segundo o gerente de Projetos dos Postos Comunitários, coronel Luiz Augusto Penna, em duas semanas serão inaugurados duas novas unidades na cidade – na QNN 3/5 e na QNA 16.

Os novos postos seguem o padrão dos outros 21 que já funcionam em todo o DF. A unidade da EQNN 3/5 custou R$ 104 mil e conta com telefone, computador, banheiro, copa, uma torre de oito metros de altura para patrulhamento visual, além de um efetivo de 16 policiais, que farão a segurança 24 horas por dia. Por ser duplo, o posto da QNP 28 terá um efetivo maior, de 18 policiais militares, e custou R$ 174 mil aos cofres do GDF. Segundo Arruda, todo mês 10 novas unidades serão inauguradas pelo GDF. “Nosso objetivo é que, até o final do governo, 300 postos estejam funcionando”, afirmou.

Reforço na segurança escolar
Ao inaugurar o posto da EQNN 3/5, o governador José Roberto Arruda determinou que o responsável pela unidade, o sargento Milton Nascimento, visite a comunidade da região para explicar como proceder quando precisarem do apoio da Polícia Militar. Proprietário de uma farmácia na EQNN 1/3, Mário dos Santos Araújo, 46 anos, já teve sua loja assaltada várias vezes. “Com um posto de segurança próximo, todos aqui vão trabalhar mais tranqüilos”, acrescentou.

A diretora da Escola Classe 26, Francisca de Fátima Araújo, também conta que pais e alunos ficaram muito satisfeitos com a localização da unidade. “Temos muitos problemas com vandalismo e tráfico de drogas na porta da escola. A presença dos policiais com certeza irá inibir a ação dos bandidos”, afirmou a diretora.
Durante a inauguração do posto, Arruda também autorizou a construção de uma quadra de esportes em frente à Escola Classe 26, que existe há 30 anos e atende 600 alunos. O colégio, no entanto, ainda não possui área de lazer. “Agora teremos um lugar para brincar todos os dias”, comemorou o aluno William da Silva Matos, 10 anos.

Mais policiamento no P Sul
Para abrigar um efetivo maior que o dos outros postos comunitários, a unidade da QNP 28 é composta por dois blocos. No primeiro será feito o atendimento ao público, enquanto no segundo ficam os armários e um banheiro.

“O posto duplo oferecerá mais conforto aos policiais”, explica o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, coronel Edílson Rodrigues, responsável pela segurança de toda Ceilândia. “Este posto duplo atuará de uma forma mais ostensiva para atender todas as quadras do P Sul”, completa Rodrigues.

A moradora do P Sul Maria Rodrigues Barroso, 54 anos, comemorou. “Aqui infelizmente é uma região muito violenta. Acho que com os policiais mais perto da gente os bandidos vão pensar duas vezes antes de cometer algum crime ”, espera.

Fonte: Portal GDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário